O MEI é todo pequeno empresário que regulariza a sua atividade por meio de cadastro como microempreendedor individual, a partir disto, nasce a pessoa jurídica. Seu faturamento não pode exceder R$60.000,00 por ano.
Além disso, a pessoa jurídica passa a ter obrigações independentes da pessoa física, como o pagamento mensal, além da contribuição previdenciária, de valores que incluem ICMS e/ou ISS.
É bem comum que os novos empreendedores e até mesmo aqueles que ainda não são, se questionem se o MEI precisa de contador. Se você é uma dessas pessoas, saiba que este conteúdo foi feito para você. Continue a leitura e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto!
Quais são as responsabilidades do Microempreendedor individual?
Além da obtenção de alvará para a execução das atividades do MEI e dos impostos listados, o pequeno empresário precisará cumprir com algumas responsabilidades, como:
Relatório mensal das receitas brutas
Até o dia 20 de cada mês, o MEI deverá preencher um relatório de suas receitas referentes ao período anterior. Anexando a esse relatório as notas fiscais das suas compras de serviços, produtos e demais documentos fiscais emitidos.
Declaração anual simplificada
Todo ano o microempreendedor individual precisará declarar seu faturamento relativo ao ano que passou. A declaração pode ser feita pelo próprio empreendedor ou com o auxílio de um contador.
Comprovação de despesas com contratação
A contratação de funcionários também demanda a comprovação de despesas. O MEI deverá preencher um Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).
Afinal, o MEI precisa de contador?
Por lei, o Microempreendedor individual está dispensado de efetuar registros contábeis. No entanto, como o número de MEIs vem crescendo muito, os escritórios de contabilidade passaram a oferecer suporte para esse público.
O contador pode prestar grande auxílio em atividades como a Declaração do Imposto de Renda ou na orientação quanto à baixa ou migração da forma jurídica, por exemplo. Apesar de não precisar apresentar registros diários ou fluxo de caixa, é essencial que o empreendedor zele pela organização e controle do seu negócio.
Nesse caso, o objetivo da contratação de um contador é o auxílio à organização e controle das atividades realizadas. Tais como compra, venda e o lucro com serviços. Porém, isso também pode ser feito de outras maneiras.
Como manter a organização e o controle?
Uma forma de garantir a organização e o controle do negócio, é apostar em um software de gestão empresarial eficiente e que seja fácil de usar. Entre os principais serviços disponíveis na adoção de um software de gestão estão:
- emissão de notas fiscais de forma descomplicada;
- cadastro e controle de estoque;
- gerenciamento de vendas e orçamentos;
- controle da movimentação do caixa;
- gerenciamento financeiro;
- cadastro de usuários e clientes;
- emissão de relatórios contábeis.
Para emissão de notas fiscais eletrônicas pelo MEI no Bling, é necessário que a empresa possua autorização da Sefaz, Inscrição estadual e Certificado Digital. Confira se a Sefaz de seu estado permite a emissão, se não, deverá utilizar a emissão de NFAe no portal.
Além de estar sempre com a sua empresa, o software pode ser uma ferramenta bastante acessível e completa.
Fonte: Site Mercado Contábil