Todas as atividades de rotina estão sujeitas a erros, no entanto, alguns problemas podem ser corrigidos antes que acabem por gerar algum tipo de prejuízo para a empresa. Porém nem todos sabem como realizar os procedimentos corretos. Como cancelar notas fiscais é um desses casos.
Não se preocupe! Se você está buscando uma orientação sobre como realizar a ação de cancelamento desses documentos acabou de encontrar. Neste post vamos mostrar os principais procedimentos para cancelar notas fiscais. Continue conosco e confira!
Notas fiscais
A nota fiscal eletrônica, conhecida como NF-e, surgiu para diminuir os erros e melhorar a agilidade de emissão dos documentos fiscais e seu envio para as receitas estaduais.
Como toda atividade de rotina, deve-se redobrar a atenção ao realizar o preenchimento de seus campos, para evitar a necessidade de cancelamento de uma nota e possíveis prejuízos.
Exigências de cancelamento
No entanto, mesmo com toda a segurança e contando com um sistema emissor, ainda podem existir situações em que sejam necessárias realizar o cancelamento de uma nota.
Geralmente essa necessidade é gerada por um erro de digitação ou troca de informações entre os campos apresentados para o preenchimento na nota fiscal. Segundo a regra básica, para estar sujeita ao cancelamento, a mercadoria, a qual a nota se refere, não pode ter saído da empresa.
Existe um prazo a ser respeitado para realizar o pedido de cancelamento, na maioria dos estados pode-se cancelar uma nota fiscal emitida em até 24h. Ocorrem duas exceções, no Mato Grosso, só se tem 2 horas e no Paraná e Rio Grande do Sul o prazo é maior, 168 horas.
Entre outras exigências para o cancelamento de uma nota estão:
- o fisco deve ter autorizado a emissão da NF-e;
- a Ciência da Emissão não deve ter sido realizado pelo destinatário da nota;
- o fato gerador, que é a saída da mercadoria, não pode ter acontecido;
- atentar-se ao prazo de seu estado.
Como cancelar notas fiscais
Caso todas as exigências de cancelamento sejam cumpridas é simples cancelar uma determinada nota fiscal e o procedimento pode ser realizado diretamente no sistema emissor que é utilizado pela sua empresa. Os passos são basicamente os mesmos em todos os softwares.
- verifique na lista de emissão qual a nota que você deseja realizar o cancelamento;
- clique sobre ela e verifique as informações do documento e se ele cumpre as exigências;
- encontre o ícone de cancelamento e clique sobre ele;
- verifique se ocorreu o cancelamento da nota.
Pronto! Sua nota fiscal foi cancelada com sucesso. Independentemente do sistema que você utilize, realizar esse procedimento não é algo difícil e pode-se cancelar uma nota com poucos passos.
Com o status atual da nota que você cancelou pode ser verificado o real cancelamento no portal nacional da NF-e ou site da Secretaria da Fazenda do seu estado. É importante relembrar que o documento, mesmo que seja cancelado, deve fazer parte da escrituração contábil da empresa.
Com este post você aprendeu como cancelar notas fiscais, o que é relativamente simples,desde que cumpra com todas as exigências. No entanto é preciso atenção para que não seja necessário realizar vários cancelamentos. Tal situação pode chamar a atenção do fisco para uma possível fraude.
Fonte: Mercado Contábil