Arriscar-se no empreendedorismo não é fácil, mas é algo que vale a pena, principalmente se for feito com dedicação. Existem as dificuldades, é claro, mas tudo que é feito com planejamento e organização, acaba dando certo.
No Brasil é mais complicado empreender, principalmente, por conta dos impostos e da burocracia que acaba dificultando e muito a vida de quem deseja abrir seu próprio negócio. Mas não estamos dizendo isso com a intenção de desanimar ninguém, muito pelo contrário. Vamos passar quatro dicas valiosas que podem te ajudar em busca do sonho de trabalhar para si mesmo.
Divida sua ideia
Perca o medo de achar que alguém vai copiar sua ideia e compartilhe com outros empreendedores seus projetos e busque conselhos, principalmente de pessoas que já tiveram a experiência de serem iniciantes. Este tipo de atitude vai te ajudar a poupar muito tempo, além de diminuir suas chances de erro, pois vai aprender com quem já passou pela mesma situação.
Faça um plano de negócios
Um plano de negócios organizado e bem feito vai te ajudar e muito no inicio do seu negócio. A falta de planejamento acaba sendo fator fundamental na falência precoce de milhares de empreendimentos. Dessa forma, você poderá fazer testes no seu modelo de negócio e até mudar drasticamente se necessário. Assim você economiza tempo, dinheiro e energia.
Conheça seus futuros clientes
Após definir o modelo de negócio, você precisa saber quem serão os seus clientes. Você precisa ter em mente qual público quer atingir, seja na faixa etária, classe ou gostos pessoais. Você precisará entender o comportamento os hábitos de seus clientes. Quanto mais você conhecê-los, mais terá chances de obter sucesso, pois você saberá exatamente qual produto/serviço seu público vai querer.
Fuja da informalidade
Muitos empreendedores não se formalizam, pois querem fugir dos tão temidos impostos, porém deve-se ter em mente que ao não se formalizar, você acaba perdendo chances de crescimento.
Dessa maneira, você terá dificuldades para conseguir crédito para investir no negócio, além de não poder emitir nota fiscal e criar uma conta bancária como pessoa jurídica.
Para finalizar uma última dica: procure a ajuda de um escritório contábil para te ajudar com as questões burocráticas. Assim você poderá colocar todas as dicas acima em prática com mais tempo e tranquilidade.