COMO VENDER MAIS?
É comum os empresários chegarem até nós com uma simples questão: “como faço para vender mais?” pensando que essa pode ser a solução final de todos problemas de sua empresa, porém, nem sempre vender mais significa aumento de lucro ou geração de caixa, e algumas vezes vender mais pode até se tornar uma armadilha e levar ao endividamento da empresa;
PORQUE AUMENTAR MINHAS VENDAS?
Na maioria das vezes, é criada a ideia de que com maiores vendas mais dinheiro entrará na empresa, e que isso significa maior lucro aos sócios, correto?
ERRADO! Nem sempre funciona assim, com aumento das vendas aumentam os custos da empresa, com funcionários, fornecedores, fretes, marketing, pós venda, etc. Desta forma é necessário entender toda a operação de sua empresa e estipular o crescimento de forma ordenada, e não somente aumentar as vendas.
“Você conhece as empresas Contem 1g ou Livraria Saraiva? Ambas entraram com pedido de falência no último ano devido ao chamado overseling, que significa um crescimento maior que a capacidade da empresa, o que acabou ocasionando insolvência das dividas da empresa.”
LUCRO X VENDAS (RECEITA)
Vamos entender: O QUE VOCÊ PREFERE?
Ser proprietário da Empresa A que vende R$300.000,00 por mês ou a proprietário da empresa B com uma venda mensal de R$50.000,00?
Porém, a Empresa A tem uma despesa de R$285 mil mês e empresa B tem despesa de R$10 mil mês.
Nem sempre vendas maiores significam um lucro maior. Neste exemplo, o dono da empresa B teria de Lucro livre por mês R$40.000,00 enquanto da empresa A, teria somente R$15.000,00.
Vendas ou Receita é todo o dinheiro que entra na empresa, e Lucro é o que realmente fica com o dono após pagar todos os impostos e despesas. Várias empresas quebram porque os empresários fazem um cálculo errado, e acabam retirando mais dinheiro da empresa que ela pode suportar, acabando com dividas e por fim quebrando suas empresas.
A SOLUÇÃO DOS MEUS PROBLEMAS!!!
No fim, todos nós queremos mais dinheiro sobrando ao final do mês com todas as contas pagas para que a empresa seja duradoura. Para alcançar isso é necessário conhecer a fundo toda sua empresa, quais são seus custos, como fazer a correta precificação dos produtos, sabendo se os impostos pagos estão adequados a sua atividade.
Só com o conhecimento da empresa é possível planejar a estratégia correta para ganhar mais, seja cortando custos, aumentando a margem de lucro ou se a solução será realmente vender mais.
Você sabe quanto é pago de imposto sobre cada mercadoria que é vendida, e sabe quanto é necessário para manter sua empresa funcionando todo mês? Se a resposta para essas perguntas simples não estão na ponta de sua língua, é o momento de estudar e estruturar sua empresa.
Artigo publicado em: www.wsccontabilidade.com.br