Conheça 5 desafios de gestão de escritório contábil!


Toda empresa precisa ser bem administrada para que o empreendimento obtenha êxito. Na gestão de escritório contábil, não é diferente: é necessário acompanhar de perto os vários fatores em jogo, como os recursos humanos e materiais, os contatos com os clientes, produtividade e lucratividade, dentre muitos outros.
 
 
Então, se você se interessa pelo tema, acompanhe o presente artigo, pois aqui nos propomos a indicar 5 tópicos dos mais relevantes nessa área e que podem fazer toda a diferença frente a seus concorrentes. Siga adiante e confira!
 
 
A necessidade da gestão de escritório contábil
 
Os sócios ou diretores de uma empresa de contabilidade devem se preocupar tanto com o bom atendimento ao cliente quanto com a administração de sua própria organização. Em outras palavras, devem aplicar seus conhecimentos e habilidades também dentro de casa, por assim dizer. Nesse sentido, vejamos 5 importantes pontos que merecem o máximo de zelo.
 
 

  1. Equipe de trabalho

 
 
Nenhum prestador de serviços contábeis que tenha ou pretenda ter uma boa clientela pode se descuidar da formação e manutenção de uma equipe competente, fiel e sempre atualizada. Nesse sentido, podemos citar as seguintes ações:
 

  • criar um bom ambiente de trabalho, no qual os funcionários se sintam gratificados e valorizados;
  • designar líderes capazes de estabelecer uma comunicação saudável e eficiente entre os trabalhadores;
  • organizar cursos e seminários voltados à capacitação e atualização de seus profissionais, em temas como informação técnica, legislação e sistemas de informática.

 

  1. Relacionamento com os clientes

 
Sua empresa não sobreviverá sem seus clientes, não é verdade? Então, um lema do tipo “o cliente é tudo” — por mais que soe como um clichê — deve ser fixado como uma missão. E isso passa por atitudes das mais variadas, por exemplo:
 
designar um gerente de contas responsável pelos contatos com determinados clientes;
cuidar da qualidade e prazos no atendimento a suas demandas;
elaborar uma boa estratégia de marketing (faça seu cliente perceber que ele não é só uma fonte de receitas, mas é realmente importante para você).
 
 

  1. Valor dos honorários

 
Qual valor atribuir ao seu serviço? Essa é uma matéria delicada, sem dúvida, pois você não poderá cobrar uma importância muito baixa, a ponto de tornar-se sua firma inviável, nem muito alta, de modo a espantar sua potencial clientela. Então, nada melhor que efetuar pesquisas de mercado, verificar os preços dos concorrentes, determinar valores justos e economicamente viáveis, conforme o perfil e as exigências dos clientes.
 

  1. Investimentos em tecnologia

 
Não é possível, no atual mundo dos negócios, ignorar as ferramentas que as tecnologias de informação e comunicação disponibilizam. Desse modo, é indispensável investir em sistemas e softwares modernos, seja para automatizar processos e rotinas, seja para o monitoramento dos resultados de seu escritório. Esses instrumentos certamente proporcionarão maior produtividade e qualidade aos serviços prestados.
 
 

  1. Finanças e lucratividade

 
Seu negócio não irá muito longe se você descuidar de sua saúde financeira e da obtenção de lucros que compensem os esforços na organização. Nesse aspecto, as medidas abaixo são altamente recomendáveis:
 
 

  • mantenha em dia suas finanças, controlando seu caixa e disponibilidades diariamente;
  • evite endividamento que possa comprometer o patrimônio da empresa;
  • dedique-se, na medida do possível, ao aumento de receitas (por exemplo, agregando maior valor aos serviços) e à diminuição de despesas (por exemplo, identificando e cortando gastos desnecessários).

 
Fonte: Mercado Contábil

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