EPI – Empresa Precisa Fornecer e Pode Exigir que o Empregado o Utilize


Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e
c) para atender a situações de emergência.
 
Dentre as atribuições exigidas pela NR-6, cabe ao empregador as seguintes obrigações:

  • adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;

 

  • exigir seu uso;

 

  • fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão, nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

 

  • substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;

 

  • responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e

 

  • comunicar o MTE qualquer irregularidade observada.

 
O empregado também terá que observar as seguintes obrigações:
 

  • utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina;

 

  • responsabilizar-se pela guarda e conservação;

 

  • comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio ao uso; e

 

  • cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal.

 
São muitos os casos de empregados que, com desculpas de que não se acostumam ou que o EPI o incomoda no exercício da função, deixam de utilizá-lo e consequentemente, passam a sofrer as consequências de um ambiente de trabalho insalubre.
 
Conforme cronograma do eSocial, a última fase envolve justamente os dados de segurança e saúde do trabalhador – SST. As empresas precisam estar atentas sobre os conceitos de EPC e EPI para não ocasionar erros na hora de entregar os eventos de SST ao eSocial.
 
 
 
Fonte: Blog Guia Trabalhista
 
 

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