A importância da Gestão Patrimonial. Conhecer e ter o Controle Patrimonial de uma empresa é fundamental para qualquer gestor.
Mas essa é uma realidade que não acontece, com algumas exceções: empresa de grande porte e as empresas com gestão profissionalizada, pois ambas sabem da importância de se controlar tais itens.
Geralmente as maiores importâncias monetárias de uma empresa se concentram no Ativo Imobilizado, Estoque ou Contas a Receber; os sistemas de gestão, hoje muito utilizados e quando bem administrados controlam tanto o Contas a Receber quanto os Estoques de maneira on-line, já o Ativo Imobilizado (também chamado de Ativo Fixo) requer inicialmente um inventário geral, para então ser alimentado a medida que ocorram movimentações, adições ou baixas.
É pratica a utilização de um software para a realização de Inventário, e também disponibilizar aos clientes outros serviços todos ligados a Gestão do Patrimônio, entre eles:
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Confecção de placas de identificação com logos, códigos de barras
- Relatórios com informações de localização, entre outros detalhes de praxe e também a possibilidade de agregar fotografias aos itens.
- Laudos sempre de baseando em normas como ABNT e IBAPE, atendendo as legislações pertinentes.
- Teste de Impairment, Valor Residual, Valor Justo, Determinação da Vida Útil Econômica, entre outros.
- A inserção (inclusão) do inventário no sistema do cliente caso não haja a possibilidade do mesmo ser realizado por meio de TI.
- Administração do Controle Patrimonial, da implantação, movimentação e gestão mensal.
Vale conferir!!!
Por: Walber Almeida Xavier de Sousa