Anualmente os Microempreendedores Individuais precisam entregar uma Declaração que se refere ao Imposto de Renda. Neste ano, o prazo para entrega se encerrou no último dia 31 de maio, sexta-feira, e muito provavelmente, muitos brasileiros perderam o prazo ou entregaram a declaração com alguma informação equivocada.
Se você é uma dessas pessoas, continue lendo nosso artigo e não se desespere, pois vamos lhe informar o que fazer para não ter problemas futuramente por isso.
Não entreguei minha declaração dentro do prazo. O que faço?
Se você perdeu o prazo para entrega, saiba que isso pode ser corrigido muito facilmente. Através do Portal do Empreendedor, dentro do site da Receita Federal, você tem a oportunidade de entregar a declaração mesmo fora do prazo. Porém, isso vai gerar uma multa que pode ser de até R$ 50,00 ou de 2% ao mês em cima valor total dos tributos declarados.
Mas e se eu enviei, mas fiz errado?
Se você declarou errado, não se desespere, ainda é possível corrigir e evitar problemas futuros. Acesse o Portal do Empreendedor ou através do portal da Receita Federal e através dos seus dados você conseguirá fazer uma alteração na declaração.
Saiba que esta retificação não acarreta cobrança alguma ao empreendedor e só é possível fazê-la com até cinco anos de declarada.
Muitos empreendedores tem dúvidas se devem ou não se formalizar, pois acreditam que a burocracia é muito grande. Porém, podemos afirmar que vale a pena, pois os benefícios são muitos. Mas saiba que quanto mais informações você tiver, mais chances de obter sucesso você tem. O primeiro passo para o sucesso é a contratação de uma empresa de contabilidade que vai te auxiliar com as questões fiscais, contábeis e trabalhistas, no caso de possuir algum funcionário.