A Carteira de Trabalho oferece muitas positividades, pois, só ela dá a condição de haver um registro em seu histórico.
Não é de hoje que muitas pessoas visam buscar um pouco mais sobre a Carteira de Trabalho, as informações para fazê-la, as credibilidades que ela trás e, acima de tudo, a responsabilidade que ela trás, pois, quando há um registro em carteira, certamente não há desculpas para não se dedicar ao seu emprego.
Não dispense a carteira de trabalho
Tirar a Carteira de Trabalho é um dos fatores mais importantes para a sua vida profissional, afinal, é por conta dela que seus registros de emprego são feitos e que você consegue adquirir seus direitos enquanto profissional registrado. Diante disto, nada melhor do que contar com uma infinidade de possibilidades que acabam contribuindo para que você não fique com a ausência deste documento tão importante em sua pasta pessoal, por isso, mesmo que perca por algum motivo ou fique sem sua Carteira de Trabalho, você deve ir atrás de como pedir a segunda via.
Como solicitar a segunda via da carteira de trabalho
Entender um pouco mais sobre os processos de como solicitar a segunda via da sua Carteira de Trabalho é de suma importância para que você não perca oportunidades de grandes lucros e estabilidade profissional em sua vida. Confira e entenda como solicitar a segunda via deste importante documento. Confira.
Você Precisará de:
• Uma (01) foto 3×4 recente;
• Carteira de Identidade;
• CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
• Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
• Extrato PIS (retirado na Caixa Econômica Federal)
• Se for casado, levar certidão de casamento;
• Se for separado, divorciado, levar certidão de casamento averbada.
Para realizar este feito, você deverá se encaminhar a um dos Postos de Atendimento (PAT) ao Trabalhador e se informar das localizações do seu município, lá as informações a mais poderão ser devidamente identificadas e você sucederá perfeitamente a sua Carteira de Trabalho.
Quanto tempo demora?
Uma das dúvidas mais frequentes relacionadas à estas documentações é quanto tempo demos a segunda via da Carteira de Trabalho, por isso, devemos conhecer um pouco mais. Na realidade, a Carteira de Trabalho, em qualquer uma de suas vias, pode ser pega até na hora ou então com dois dias de diferença, porém, o que mais demora mesmo é para conseguir todas as assinaturas das empresas que já trabalhou, pois, você terá uma carteira nova em sua mão e terá que recuperar os comprovantes de seu emprego.
O que fazer?
A primeira dica é que você pegue seus comprovantes de recibos de cada ano e mês na empresa, é por conta destes documentos que suas assinaturas referentes às datas de admissões e demissões, e de todos os seus direitos, tudo isto em pouquíssimo, te deixando com maior tranquilidade no uso de sua própria Carteira de Trabalho.
Fonte: Guiadicas.net