Consultoria Empresarial?


 
O que é e qual o papel da empresa de consultoria e consultor empresarial.
 
Consultoria empresarial é um serviço fornecido por empresa especializada ou profissional capacitado para desenvolver e organizar problemas dentro da empresa. Cabe ao Consultor Empresarial a responsável pela estruturação ou reestruturação organizacional, através do levantamento e análise de dados da atual situação da empresa, seus processos, métodos e colaboradores.  De posse dessas informações, o consultor planeja, geri informações, recursos, ações e estratégias. Implanta novas tecnologias, desenvolve novas competências e sugere inovações.
 
 
Quando uma pessoa busca avaliar ou tratar algum problema de saúde, ela procura ajuda médica. Neste caso, o médico solicitará alguns exames específicos conforme a queixa do seu paciente, afim de informar a este seu estado de saúde ou tratamento adequado para um possível problema. A consultor é o “médico” da empresa, dessa forma, o empresário que está com problemas na empresa, não sabe como resolver ou aquele que quer potencializar (melhor a saúde) da empresa busca o consultor empresarial ou uma empresa de consultoria. Cabe a este profissional diagnosticar problemas, planejar, e apresentar soluções para a empresa. Potencializando sua performasse ou organizando algo que não funcionava bem.
 
 
O profissional consultor pode ter formação em várias bases acadêmicas, como administração, ciências contábeis, economia, etc. No entanto, através de experiências de anos em sua carreira ou outras formações acadêmicas como MBA, o profissional se especializa em consultoria empresarial, e passa agora a compartilhar seus conhecimentos a seus clientes.
 
 
A principal e mais importante característica do Consultor são as múltiplas habilidades. É necessário que este profissional esteja sempre antenado a vários assuntos. Também é de suma importância que o mesmo tenha excelentes relacionamento e contatos com profissionais de diversas áreas, afim de possuir soluções e outros profissionais capacitados para oferecer a seus clientes.
 
 
Uns dos pontos cruciais é a imparcialidade em relação ao cliente, desde que o consultor não possui ligação, vinculo ou proximidade com as partes ligadas a organização. Tendo dessa forma, total isenção nas suas análises e tomadas de decisões. Outro ponto é o convívio diário com empresas de diversas atividades, lidando dessa forma, com vários problemas e desenvolvendo a habilidade e competência em focar na solução e resolver o problema. Desenvolvendo por tabela outra habilidade que é a prevenção de problemas. Ou seja, a função é agregando e compartilhando experiências com seus clientes.
 
Fonte: Mercado Contabil

Deixe um comentário