Departamento Fiscal

A contabilidade pode ser dividida em vários setores, como fiscal, pessoal e o setor que vai fazer a contabilidade, de fato. Isto normalmente acontece nas empresas maiores.

Em um destes setores no qual chamamos de departamento fiscal acontece várias situações as quais podem ser o início de alguns problemas ou o ponto chave para um bom desempenho da empresa, sem equívocos e irregularidades, no geral.

No departamento fiscal, entre inúmeras atividades, serão lançadas ou conferidas as notas fiscais importadas junto aos programas de emissão destes documentos, muitas vezes descobrindo ali que o documento está errado, mas que a mercadoria já tomou rumo à ser entregue, de posse daquele documento incorreto.

Neste departamento, os profissionais têm que conhecer mais a fundo as legislações de ICMS, IPI, PIS e COFINS, para que possam avaliar se na operação na qual estão trabalhando há algum benefício fiscal como isenção, redução de base de cálculo, não incidência, entre outras. Isto determina valores de impostos a recolher, preço de mercado, fluxo de caixa da empresa… É uma pequena mostra da responsabilidade dos integrantes do departamento fiscal.

Como se não bastasse, este setor ganhou novas atribuições, originadas da modernização da contabilidade, como por exemplo, o SPED FISCAL e o SPED PIS e COFINS. Estas são novas ferramentas que as pessoas militantes do departamento fiscal terão que elaborar, com bastante atenção e cuidado para que não incorram nas altíssimas penalidades existentes. Sabemos que os governos (federal, estadual e municipal) estão vendo nas autuações por transmissão de obrigações acessórias incorretas ou incompletas, uma fonte de arrecadação, uma vez que está complicado aumentar os impostos.

Enfim, o departamento fiscal não é apenas digitar documentos, precisa-se tornar um local de total sintonia com as exigências dos entes federativos. Como citado logo acima, precisa ser um departamento onde cercará a maior parte das possíveis inconsistências, para que a empresa não trave nos procedimentos contínuos à emissão e análise dos documentos.

É um departamento onde podemos crescer bastante, por conta de seu alto grau de dinamismo.

Fonte: Paulo Marcos Marques Roque

Deixe um comentário