Falta de tempo: um mal moderno

As dicas práticas e as técnicas de administração do tempo são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Contudo, devemos ter o cuidado de saber que estamos lidando com seres humanos e suas limitações.

O ser humano, em sua grande maioria, tem dificuldade na organização do próprio tempo, por fatores práticos, como as alterações das tarefas diárias ao longo da vida. “Vejo muitas orientações para gestão de tempo que remetem a pensar que as pessoas precisam ser robôs para gerirem seu tempo”, afirma a diretora do Grupo Axia, Iracylka Liberato.

Alguns fatores da vida moderna deixaram a divisão do dia desigual. As pessoas dedicam muito tempo ao uso das novas tecnologias, como os smartphones e as televisões HD, e esquecem de outras tarefas. “Hoje existem centenas de canais de televisão e telefones que trazem todas as opções em um só aparelho. Além disso, o trânsito faz as pessoas perderem um tempo valioso, que poderia ser aproveitado executando alguma tarefa”, conta Iracylka.

O ponto a ser discutido é a forma de lidar com estas questões que não há respostas exatas em livros ou estudos aprofundados, por ser um assunto muito recente. “Acho que o ponto é olhar para a vida prática dos profissionais de hoje e perceber que há distinções das características de alguns anos atrás e, sobretudo, os valores e identidade de cada indivíduo”, garante Iracylka Liberato.

Muitos problemas graves podem surgir a partir da falta ou da má administração do tempo. A síndrome de Burnout, por exemplo, é caracterizada como um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. “A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. As pessoas passam a não saber lidar com tanta pressão”, alerta.

A administração do tempo, e consequentemente, a melhoria da produtividade tendem a dar certo quando há relevância na vida da pessoa, ou caso contrário, em curto espaço de tempo, inicia-se o processo de autossabotagem, adiamento de atividades e procrastinação. “Esse movimento tem levado as pessoas a sofrerem muito, ficarem ansiosas, entrarem em estado de estresse, e até mesmo se sentirem incompetentes em relação à própria vida”, afirma Iracylka.

Uma das alternativas para encontrar a solução deste problema é desenvolver a objetividade nas relações profissionais. “Não girar em torno do mesmo ponto, responder de forma direta, e em gestão de problemas, buscar a solução com clareza. É importante, também, se ater firme a um posicionamento sobre a melhor solução ao apresentar um determinado assunto aos interessados”, finaliza a coach.

Deixe um comentário